Elas passam mais de 12 horas por dia costurando uniformes dos soldados alemães, Sara era reponsável por costurar os punhos e colarinhos nas camisas.
O chefe chamava Leibo e era bravo, ficava o dia odo ameaçando demitir que não conseguisse acabar o trabalho do dia. A demissão era quase uma setença de morte.
Quem não trabalhava tinha que tentar viver de esmolas e trocas, mas quase nunca conseguiam passar pelo inverno.
Ruska acordava ainda mais cedo e as 04:300 da manhã batia na porta do apartamento de Sara, esta hora a casa toda já estava disperta eJacó logo seguia também para a oficina de sapatos onde trabalhava colocando solas nas botas.
Retomada dos trabalhos - Antes tarde do que nunca
Na última sexta feira 19/02/2010 retomei os trabalhos no livro sobre a vida de Dona Sara Szyfer. Este trabalho teve inicio em 2006 depois que a minha boa amiga Andrea Szyfer me pediu uma ajuda para organizar as memórias de sua avó paterna que, como judia Polonesa, sobreviveu a Segunda Guerra Mundial passando por Guetos e Campos de Concentração. Sem duvida uma história fantástica que abracei com toda a energia possível. Li alguns livros para entender e conhecer a história da cidade onde Dona Sara viveu e conseguimos fazer 4 entrevistas que registramos em áudio e vídeo. Tudo ia bem até que resolvi trocar de emprego e no final de 2006 o projeto parou. Agora em 2010 retomo este trabalho por ter certeza de que não tenho o direito de deixá-lo inconclusivo. Pretendo postar algumas entradas neste Blog como uma maneira de registrar a evolução dos trabalhos. Espero que vocês participem e me ajudem nesta tarefa. Abraços a todos
Comentários
Postar um comentário