Alguns nomes importantes ...

O gueto era controlado de fora pelos alemães e poloneses, mas dentro alguns judeus formaram uma policia chamada Sondercomando e o principal lider que negociava com os Alemães chamava Chaim Rumkowski.
Ele foi o responsável por formar as fabricas de trabalho escravo dentro do gueto que duraram até o final da Guerra.
 
Muitos  consideram Rumkowski um heroi por ter assim salvo diversas vidas, mas na verdade ele era um aproveitador que desfrutou de várias vantagens como moradia especial, comida e direito de sair e voltar para o gueto enquanto milhares de judeus morriam de fome e frio confinados no gueto.
Rumkowiski costumava passear pelo gueto em um carro de luxo ou montado em um cavalo branco. Esta imagem que representa tanta coisa ruim esta gravada na mente de cada sobrevivente de Lodz.


Comentários

  1. Se Rumkowski era o lider, acredito que haviam subalternos e ramificações. O grupo do gueto sabia com quem eles podiam ou não contar? Ela tinha contato com alguém ligado a ele ou não podia confiar em ninguém? Essa pessoa, habitante do gueto, era submetida a ser o delator e resignado aceitava ou havia interesse estratégico em se ligar ao Rumkowski?

    ResponderExcluir
  2. Jorge, você fala em "entrar e sair do Gueto". Havia que tipo de controle? Cercas e portões?

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberto, na verdade a estrutura interna de poder no Gueto era baseada em uma policia judia que "fiscalizava" a população muitas vezes usando violência. Este grupo estava sob o comando do Rumkowski e claro que tinham vantagens sobre os outros conseguindo alimentos e fazer contrabando dentro do gueto com forte lucro sobre seus patricios...

    ResponderExcluir
  4. Ola Jester (Pix)...O gueto era cercado por arames farpados com apenas alguns portões que eram vigiados pela polícia polonesa e tropas de ocupação Alemãs. O controle de saída era feito com vistos especiais emitidos pelas autoridades do campo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Retomada dos trabalhos - Antes tarde do que nunca

Mais um pequeno trecho

Me entreguem seus filhos